domingo, 29 de novembro de 2009

NOTÍCIAS - Grupo Galpão abre oportunidade para diretores e pesquisadores

Grupo Galpão realiza Oficinão Residência, seleção para 2010
Inscrições de 23 a 04 de dezembro de 2009

O Oficinão, inaugurado juntamente com o Galpão Cine Horto em 1998, é um projeto de reciclagem e aprimoramento para atores com experiência. Durante dez meses, o Grupo Galpão e profissionais convidados compartilham suas experiências com atores, unindo pesquisa e treinamento à criação artística. Partindo da pesquisa em um tema ou linguagem específica, o projeto resulta na montagem de um espetáculo que fica em cartaz no Galpão Cine Horto, durante, pelo menos, dois meses. As seis primeiras edições do projeto foram dirigidas por atores do Grupo Galpão. Posteriormente, diretores parceiros de trabalho do grupo foram convidados a conduzir o processo. Em 2008, após dez espetáculos criados, o Oficinão inaugurou seu formato Residência selecionando, através de um edital, propostas de pesquisa e montagem de diretores interessados em conduzir o trabalho. O Oficinão também investe na profissionalização dos atores, orientando-os a gerirem seus projetos artísticos e envolverem-se com a criação e a execução de cenário, figurinos, maquiagem e iluminação.


O projeto é gratuito e seleciona atores todos os anos, mais informações, edital e ficha de inscrição na página: 
http://www.galpaocinehorto.com.br/noticias/editais-de-tres-projetos-para-2010-estarao-disponiveis-a-partir-desta-sexta

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

NOTÍCIAS - Jurado confirma a participação no 28º Festival Sul-Mato-Grossense de Teatro

É com muita alegria e satisfação que a FESMAT anuncia que o Presidente da Confederação Brasileira de Teatro confirmou a presença na 28ª edição do Festival Sul-Mato-Grossense de Teatro, evento que será realizado na cidade de Rio Verde/MS entre os dias 10 e 13 de dezembro deste ano.
ROBERTO CARLOS GOMES DE SOUSA, Presidente da Confederação Brasileira de Teatro – CBT entidade de caráter nacional representante das Federações, Associações e Entidades Estaduais de Teatro do Brasil e da Federação de Teatro de Pernambuco – Feteape,

Exerce ainda as funções de Programador Visual, Consultor, Elaborador e Administrador de Projetos Culturais para as Leis de Incentivo à Cultura Municipais, Estaduais e Federal.

Já participou de comissões julgadoras dos festivais de teatro no Recife e em diversas cidades do Estado de Pernambuco. Como convidado do Festival de Teatro da Amazônia, Festival Nacional de Teatro de Floriano/PI, Festival Nacional de Teatro do Amapá, Festival de Teatro de Fortaleza/CE, foi por três anos curador local do Festival Recife do Teatro Nacional.

Membro da Comissão de Análise Técnica dos projetos inscritos no Fundo Pernambucano de Incentivo a Cultura – Funcultura.

Membro do Fórum Pernambucano de Artes Cênicas, representante da Federação de Teatro e Pernambuco – Feteape.


terça-feira, 10 de novembro de 2009

NOTÍCIAS - Semana Cultural - MS em Cena 3ª Representação

Semana Cultural - Três Lagoas/MS de 14 a 22 de Novembro de 2009
Espetáculos Teatrais, Oficinas Formativas, Palestras e Leituras Dramatizadas

Local: Anfiteatro da UFMS/CPTL Unidade I
Informações: (67) 3509-3719 ou 9988-5148
Programação:
14/11/09 - Sábado
08h30: Oficina de Corpo e Dramatização do Texto
20h00: Ponto de Vista - Reflexão Dramática
21h00: Marcel Bluchê & Maria Menô - In On Tv - Espetáculo/Comédia
15/11/09 - Domingo
15h00: A Floresta do Raio Vermelho - Espetáculo/Infantil
20h00: Mackeup - Um dia de Noiva - Espetáculo/Absurdo
16/11/09 - Segunda
08h00 às 13h00 (aé domingo dia 22/11): Oficina de Cenografia para Teatro - Uma Nova Textura
20h00: Por causa da Susana - Espetáculo/Comédia
17/11/09 - Terça
20h00: Leitura Dramatizada "Eles não usam Black-Tie" - Drama
18/11/09 - Quarta
20h00: As Visitas - Espetáculo/Drama
19/11/09 - Quinta
09h00: Palestra "Literatura Dramática Brasileira Contemporânea: em cena, Plinio Marcos"
15h00: A Cartomante - Espetáculo/Drama
20/11/09 - Sexta
20h00: Auto do Auto - Espetáculo/Comédia Popular
23h00: Paredes Revisitadas - espetáculo/Drama
21/11/09 - Sábado
08h00: "Oficina de Teatro com a Melhor Idade"
15h00: Milito em números Divididos - Espetáculo/Comédia
19h00: A Megera Domada - Espetáculo/Comédia
21h30: A Cabeleira - Espetáculo/Drama
22/11/09 - Domingo
15h00: Godspell - Espetáculo/Musical
20h00: O Noviço - Espetáculo/Comédia

Para ver a programação completa clique no link abaixo:

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

FESTIVAL - Release Festival




A FESMAT – Federação Sul-Mato-Grossense de teatro em parceria com a Prefeitura Municipal de Rio Verde de Mato Grosso (MS) e a Fundação de Cultura de Mato Grosso do sul realiza o 28º Festival Sul-Mato-Grossense de Teatro de 10 à 13 de Dezembro de 2009, na Cidade de Rio Verde de Mato Grosso (MS).
O Festival irá reunir em 04 dias mais de 20 Grupos Teatrais num Festival Competitivo e haverá Premiação em diversas categorias. Serão ao todo 25 apresentações entre Espetáculos Infantís, Adultos e Esquetes. Logo após cada apresentação haverá debates com os Jurados,
Atores e Técnicos dos Espetáculos e a Platéia.
O Festival que tem como característica principal o fato de ser itinerante já foi realizado nas cidades de Campo Grande, Aquidauana, Corumbá, Porto Murtinho, Três Lagoas, Bela Vista, Costa Rica, Coxim, Ponta Porã e Dourados. Agora chegou a vez de Rio Verde se transformar por 04 dias na Capital do Teatro de Mato Grosso do Sul.
O grande objetivo do Festival promovido pela FESMAT (entidade que completa neste ano 30 anos de atividade) é a descentralização dos acontecimentos na área do Teatro provocando assim a circulação dos Espetáculos, o intercambio entre os Grupos Teatrais do Estado e  proporcionando ao público local o livre acesso aos Espetáculos e debates durante o evento.
Inscrições: de 03 à 27 de Novembro/2009
Regulamento no site: fesmat.blogspot.com / E-mail: fesmat_ms_teatro@yahoo.com.br
Ou pelos fones: 8402-2980 (Jair de Oliveira) e 8115-0015 (Marcelo Piccolli)
 


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes

FESTIVAL - Regulamento Festival

28º  FESTIVAL SUL-MATO-GROSSENSE DE TEATRO
Teatro Infantil/Adulto/Esquetes
Período: de 10 à 13 de Dezembro de 2009
Município: Rio Verde de Mato Grosso/MS

REGULAMENTO
I – Objetivo
Art.1º - A Federação Sul-Mato-Grossense de Teatro em parceria com a Prefeitura Municipal de Rio Verde de Mato Grosso(MS) e a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, promove de 10 à 13 de Dezembro de 2009, na cidade de Rio Verde de Mato Grosso(MS) o 28º FESTIVAL SUL-MATO-GROSSENSE DE TEATRO.
Art.2º - O  Festival tem como objetivos, o intercâmbio entre os grupos teatrais do Estado de Mato Grosso do Sul; A Popularização do Teatro, o destaque e a divulgação de novos talentos; a valorização das Artes Cênicas e o incentivo às manifestações artísticas do Estado.
II – Das Inscrições
Art.3º - As inscrições estarão abertas de 03 à 27 de Novembro de 2009, pessoalmente ou via correio;
Parágrafo Primeiro: As inscrições deverão ser feitas através de ficha própria anexada ao regulamento, enviada via Sedex ou entregue dentro do prazo limite, no Centro Cultural José Octávio Guizzo, Rua 26 de Agosto, 453 – Centro – CEP. 79.002-080 - Campo Grande (MS) de Terça a Sexta-feira das 14:00 às 19:00 horas. Além do endereço deverá constar no envelope de envio; FESMAT – 28º Festival. Os Grupos podem enviar mais de uma inscrição por envelope desde que estejam separados dentro do mesmo.
Parágrafo Segundo: Poderão inscrever-se, independente da participação com espetáculos ou esquetes, todos os grupos e artistas filiados a FESMAT e que estejam com as anuidades de 2009 quitadas e outras obrigações cumpridas até o dia 27 de Novembro de 2009.
Parágrafo Terceiro: Os Grupos poderão inscrever um número ilimitado de espetáculos, independente do estilo. Poderão ser inscritos para a seletiva um número ilimitado de esquetes por grupo, mas no máximo três destes serão selecionados.
Parágrafo Quarto: Os Grupos que por ventura necessitarem, para seus espetáculos, de técnicos que não sejam filiados a FESMAT, deverão arcar com os custos dos mesmos.
Art.4º - No ato da inscrição de Espetáculos os grupos deverão preencher e entregar os seguintes comprovantes:
• Ficha de Inscrição devidamente preenchida e assinada pelo responsável legal do grupo;
• Autorizações dos pais com reconhecimento de firma, para os menores de 18 anos;
• Sinopse do espetáculo, com todas as informações para os jurados e para a imprensa em geral;
• Cópia de texto a ser apresentado.
• 03 Fotos do espetáculo em CD no formato JPEG.
• Currículo do Diretor e histórico do Grupo;
• DVD,sem cortes ou edição, com a gravação fiel do espetáculo que será apresentado.
Parágrafo Primeiro: Os materiais dos espetáculos e dos esquetes inscritos não serão devolvidos, passando a fazer parte do acervo da FESMAT, assim como o direito de uso do material e imagem para arquivo e divulgação do evento (ou futuros eventos) organizado pela FESMAT.
Parágrafo Segundo: Não será aceita a inscrição de espetáculos que não atenderem todas as exigências referidas no Art. 4º e/ou que ultrapasse o prazo de inscrição previsto.
Parágrafo Terceiro: o material de inscrição postado via correio terá como referência, para sua aceitação, a data de postagem. Solicitamos que seja confirmado o envio pelos telefones: 8402-2980 (Jair de Oliveira) / 8115-0015 (Marcelo Piccolli) ou pelo e-mail: fesmat_ms_teatro@yahoo.com.br
Parágrafo quarto: Para inscrição de Esquetes é necessário preencher a ficha de inscrição e anexar o Texto ou Roteiro e 03 fotos.
III – Da Seleção
Art.5º- A organização do Festival nomeará uma comissão, composta por profissionais ligados a área do Teatro, que farão a seleção dos espetáculos e Esquetes para o Festival;.
Parágrafo Primeiro - Dos Espetáculos: serão selecionados até 10 espetáculos, sendo 05 na categoria Adulto e 05 na categoria Infantil, não sendo permitido espetáculo com duração inferior a 40 minutos e superior a 90 minutos.
Parágrafo Segundo – Dos Esquetes: serão selecionados 15 Esquetes e os mesmos deverão ser na linguagem humorística e ter uma duração de até 15 minutos entre montagem, apresentação e desmontagem.
Art.6º - Fica a cargo da Organização do Festival a confirmação e divulgação dos espetáculos e esquetes selecionados que será feita via telefone, e-mail e publicado no site da Federação: fesmat.blogspot.com e também, fixada nos murais do Centro Cultural José Octávio Guizzo, até o dia 01 de Dezembro/2009. Os horários e as datas das apresentações dos espetáculos e esquetes serão definidos por critérios técnicos de competência exclusiva da organização do Festival.
IV – Da Premiação
Art.7º - O 28º Festival Sul-Mato-Grossense de Teatro irá premiar as categorias com troféus de:
I. Categoria Teatro Adulto e Infantil:
• Melhor Direção;
• Melhor Ator;
• Melhor Atriz;
• Melhor Texto Original;
• Melhor Sonoplastia;
• Melhor Cenário;
• Melhor Iluminação;
• Melhor Figurino;
• Melhor Maquiagem;
II. Categoria Esquetes:
• Melhor Esquete
Art.8º - O melhor espetáculo ADULTO e o melhor espetáculo INFANTIL serão premiados com troféus e R$ 1.000,00 (Hum mil reais) cada. O Premio para melhor Esquete será de R$ 500,00(quinhentos reais) e Trofeu. Os grupos que não possuem nota fiscal terão os devidos impostos descontados nos valores citados acima.
V – Das Responsabilidades da Produção dos Espetáculos
Art.9º - Os Grupos concorrentes se responsabilizarão por qualquer incidência de ação fiscal que por ventura possa haver por parte dos Órgãos SBAT e/ou ECAD;
Art.10º - Caso haja cancelamento na participação de algum Grupo, esse terá uma semana após a confirmação da seleção, para justificar a sua ausência. Caso não justifique o mesmo será automaticamente impedido de concorrer as duas próximas edições subseqüentes do Festival;
Art.11º - A permanência nos recintos de apresentação no momento de montagem e serviços só será permitida aos Grupos cuja apresentação for a próxima, mediante a apresentação de Carteirinha de filiação da FESMAT ou crachá do Festival. Os demais só terão entrada permitida juntamente com a liberação da platéia;
Art.12º - As montagens e apresentações dos espetáculos deverão ocorrer rigorosamente nos dias, local, e horários pré-estabelecidos e anunciados, não sendo permitido atrasos e mudanças nestes itens, sob a pena de desclassificação;
Art.13º - Os Grupos após suas apresentações deverão retirar do recinto todo o seu material cênico. A organização não se responsabilizará pelos materiais dos Grupos;
Art.14º - Todas as despesas relativas a transporte e alimentação da cidade de origem até Campo Grande e vice versa, será de responsabilidade dos Grupos, bem como o material cênico e técnico necessários a sua apresentação antes, durante e após o Festival;
VI – Das Responsabilidades da Organização
Art.15º- A Organização do Festival se responsabilizará pelo Transporte dos participantes do Festival de Campo Grande/Rio Verde/Campo Grande Translado-Teatro, alimentação e hospedagem(alojamento) para todos os Participantes do Evento,no período do Festival;(trazer material de uso pessoal: lençóis, travesseiros, toalhas, cobertores, etc.)
Obs: A saida para Rio Verde será no dia 09 de Dezembro/2009 às 19:00 horas da rua 26 de Agosto, 453,  Centro Cultural José Octávio Guizzo. A bagagem e material cênico dos Espetáculos devem ir no bagageiro dos ônibus.
Art.16º - A Organização do Festival se responsabilizará pelos espaços a serem ocupados para as apresentações;
Art.17º - Todas as apresentações do Festival serão com entrada franca.
VII – Dos Espaços Físicos
Art.18º - O espaços para as apresentações:
I.                   Tenda Central, com Palco e Iluminação básica.(Espetáculos)
II.                Auditório da Escola.(Esquetes) . Iluminação geral.
OBS: Os horários de entrada e saída dos grupos nos teatros serão estipulados pela Organização do Evento.
VIII – Disposições Gerais
Art.19º - A simples inscrição no Festival, pressupõe a aceitação e concordância com todos os termos do presente regulamento;
Art.20°- Os casos omissos neste regulamento serão objeto de deliberação da comissão organizadora do  Festival.


Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! + Buscados: Top 10 - Celebridades - Música - Esportes