terça-feira, 23 de novembro de 2010

FESTIVAL: 29º Festival Sul-mato-grossense de Teatro de 10 a 12 de dezembro

A FESMAT – Federação Sul-Mato-Grossense de Teatro em parceria com a Prefeitura Municipal de São Gabriel do Oeste e a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul realiza o 29º Festival Sul-Mato-Grossense de Teatro de 10 à 12 de Dezembro de 2010.
O Festival irá reunir em 03 dias os Grupos Teatrais filiados a entidade num Festival Competitivo e haverá Premiação em diversas categorias. Serão ao todo 10 apresentações entre Espetáculos Infantís e Adultos . Logo após cada apresentação haverá debates com os Jurados, Atores e Técnicos dos Espetáculos e a Platéia.
O Festival que tem como característica principal o fato de ser itinerante já foi realizado nas cidades de Campo Grande, Aquidauana, Corumbá, Porto Murtinho, Três Lagoas, Bela Vista, Costa Rica, Coxim, Ponta Porã, Dourados e Rio Verde. Agora chegou a vez de São Gabriel do Oeste se transformar por 03 dias na Capital do Teatro de Mato Grosso do Sul.
O grande objetivo do Festival promovido pela FESMAT é a descentralização dos acontecimentos na área do Teatro provocando assim a circulação dos Espetáculos, o intercâmbio entre os Grupos Teatrais do estado e proporcionando ao público local o livre acesso aos Espetáculos e debates.
Estão abertas as filiações e Inscrições de Espetáculos: de 11 à 30 de Novembro/2010, via Correios ou na sede da FESMAT – Av. Noroeste, 6.394 – Vila Carvalho - Campo Grande/MS – De 2ª a 6ª Feira, das 14:00 às 19:00 horas.
Regulamento, Ficha de Filiação e Ficha de Inscrição no link abaixo:
Para mais informações:
E-mail: fesmat_ms_teatro@yahoo.com.br
Pelos fones: 8402-2980/ 9216-3012 (Jair de Oliveira) e 8115-0015 (Marcelo Piccolli)
Ou ainda mande seu comentário pelo Blog.

FESTIVAL: VIII Encontro da Rede Brasileira de Teatro de Rua

Com discussões, debates e reflexões sobre a arte que usa o concreto como palco, Campo Grande sedia de 24 a 28 de novembro (quarta a domingo) o VIII Encontro da Rede Brasileira de Teatro de Rua. A programação conta com apresentação de espetáculos regionais e nacionais com presença de artistas de todo o país. Tudo com participação gratuita.
A principal meta do Encontro é trazer articuladores de todos os 27 estados do País para se discutir a pluralidade de ideias que formam as facetas regionais do Teatro de Rua brasileiro. Juntas, propostas e influências criam o caleidoscópio cultural da arte feita nas ruas.
Em Mato Grosso do Sul cinco grupos participam da Rede Brasileira de Teatro de Rua: Mercado Cênico, Imaginário Maracangalha, Circo do Mato, Flor e Espinho e Teatral Grupo de Risco.
Confira a programação:
Dia 24
16 horas – Cortejo: Fesmat, Via Morena, Fernando Correa da Costa, 14 de Julho, barão do Rio Branco, 13 de Maio e Praça Ary Coelho.
17 horas - “O Palhaço no 1/2 da Rua” - Circo do Mato
Local: Praça Ary Coelho
21 horas - Abertura Oficial do Encontro
Local: Templo (sede do grupo Flor e Espinho Teatro)
Intervenção Poética com Emmanuel Marinho
Lançamento do Livro “Teatro de Rua no Brasil” de Licko Thurle (RJ)
Confraternização de Abertura
Dia 25
9h às 11h30 - Apresentação dos grupos participantes e construção da pauta do Encontro - Local: Sede do Circo do Mato
13h30 Roda de Conversa
16h30 Apresentação – “A Princesa Engasgada” - Teatral Grupo de Risco - Praça Ary Coelho.
18 horas Apresentação - “O Básico do Circo”, Núcleo Pavanelli (SP) - Praça Ary Coelho
21 horas - Espaço Troca-Troca, onde os grupos apresentam suas produções.
Local: Fesmat
Dia 26
9 horas às 11h30 Roda de Conversa - Sede do Circo do Mato
14 horas - Roda de Conversa - Local: Fesmat
16h30 - Apresentação - “Tekoha - Ritual de Vida e Morte do Deus Pequeno” – Grupo Teatro Imaginário Maracangalha - Praça Ary Coelho
17h30 - Apresentação - “Vale dos Sentidos” – Grupo Tibanaré (MT) - Praça Ary Coelho
21 horas - Núcleo de pesquisadores
Dia 27
9 horas - apresentação “El Magnífico Duelo” - Grupo Desnudos Del Nombre (MS)
Local: Calçadão da Barão
10 horas - Apresentação - “A festa da Rosinha Boca Mole...” - Grupo Mamulengo da Folia (PE)
Local: Calçadão da Barão
13h30 Roda de conversa e encaminhamentos. Local: Fesmat
17 horas - Apresentação - “Sob Controle” – Grupo Flor e Espinho Teatro (MS) - Praça Ary Coelho
22 horas - Cabaré do Encontro - Local: Fesmat
Dia 28
10h às 12 horas - Roda de Tereré - Criação da Carta de Campo Grande - Local: Praça do Horto Florestal
14h às 18 horas - Roda de Tereré - Finalização da Carta, cortejo e leitura pública - Local: Parque das Nações Indígenas
19h40 Churrasco Pantaneiro - Local: Fesmat

FESTIVAL: Sesi traz à Capital Teatro Internacional de Objetos


Pouco explorada no Brasil, a modalidade de teatro de objetos possui uma forte presença na Europa, continente de onde virá a maior parte das companhias cênicas. No total, o festival, que irá promover 76 apresentações com 15 companhias oriundas do Brasil, Argentina, Israel, Itália e França, foi idealizado pela curadora Lina Rosa e promove a democratização da cultura sob um formato inteligente e único. “O Teatro de Objetos é uma forma de metáfora crítica inteligente, que faz pensar, diverte, educa e sensibiliza a platéia”, explicou, lembrando que o festival funcionará das 16 às 22 horas nos quatro dias de evento em Campo Grande.
Além das apresentações, o Festival incluirá ainda oficinas profissionais, feira de objetos e o espaço Fito Foto, bem como um show do artista Tom Zé, que apresentará o espetáculo “Música/ Contramúsica” no dia 27 de novembro à noite. Para sediar o Fito, uma estrutura cenográfica especial, além de teatros climatizados, mini-salas de espetáculos e cenografia interativa, será montado no Albano Franco, totalizando uma área de 2.300 metros quadrados.
O ambiente terá cinco salas para espetáculos nacionais e internacionais, sendo três delas com capacidade para receber até 200 pessoas e duas com capacidade para 50 espectadores. O local também irá abrigar tendas de alimentação e cenografia interativa onde os visitantes poderão manipular objetos gigantes com ajuda de arte-educadores e espaço cenográfico para cliques do público.
Estréia
Criado em 2009, o festival já percorreu as cidades de Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG) e Manaus (AM) e Florianópolis (SC), mas é a primeira vez que se apresenta em Campo Grande (MS), que terá um formato diferente, com quatro dias de evento ao invés de três como aconteceu antes. Assim, a população que for conferir o Fito assistirá a 76 em vez dos 55 apresentados nos outros Estados. “A população de Campo Grande também verá em primeira mão o trabalho do grupo israelense Meital Raz, que não havia participado do Fito ainda”, adiantou Lina Rosa.
No sábado, às 21h30, o baiano Tom Zé apresenta o show “Música /ContraMúsica”, sendo que na abertura e no fechamento do Fito o público se deparará com uma banda local e dez objetos gigantes que estarão espalhados pelo espaço, fazendo evoluções. Entre as atrações, uma pistola irá rodopiar e disparar balas-guloseimas coloridas, um isqueiro aceso será perseguido por um extintor, uma camiseta será paquerada por um ferro de passar que solta fumaça ao se encostar nela, e um par de tênis tentará escapar de um desodorante aerossol que solta spray perfumado.
Uma exposição interativa de objetos permitirá ao público manipular objetos gigantes com a ajuda de arte educadores. Entre os objetos, um abajur que adormece e um despertador que toca a toda hora, três secadores de cabelo cantores, um grande aquário com objetos sendo manipulados de forma inusitada, bailarinas em formato de saca-rolhas gigantes que rodopiam manipulados por uma manivela, lâmpadas de diversos tamanhos e cores que dançam e se movimentam como plantas.
Outras atrações serão Fito Mostra Viva, que reúne performances curtas realizadas por atores em quatro mini-salas para pequenos grupos, o Fito Feira, que mostra de objetos interessantes ou inusitados, além de antiguidades, que poderão ser adquiridos pelos visitantes, o Foto Fito, que será um espaço interativo cenográfico onde o público é fotografado ao ‘bailar’ com um cabideiro, e o estande do Sesi, onde o visitante poderá conferir obras de arte e performances feitas a partir de objetos da indústria.
FONTE: Correio do Estado
Acesse a programação completa no site: http://www.fitofestival.com.br/programacao