BOLSA FUNARTE DE RESIDÊNCIAS EM ARTES CÊNICAS 2010
Abertura: 09/04/2010
Encerramento: 24/05/2010
A iniciativa oferece aos profissionais de teatro, dança e circo a oportunidade de participar de programas de intercâmbio ou residência artística, no Brasil ou no exterior, por períodos de seis a oito meses. Para se dedicar ao projeto e ao processo de aprendizado, cada um dos 43 contemplados receberá bolsa no valor de R$ 45 mil. As inscrições devem ser realizadas até 23 de maio de 2010.
Investimento total: R$ 2 milhões
PRÊMIO DE TEATRO MYRIAM MUNIZ
Criado para incentivar a produção e a montagem de peças das mais variadas modalidades e gêneros (teatro para crianças, para adultos, teatro de bonecos, teatro de rua, etc.) e para apoiar grupos e companhias teatrais envolvidas em projetos de pesquisa teórica, de experimentação de linguagem, de arte-educação, entre outras atividades.
Realizado pela primeira vez em 2006 o Prêmio, que tem patrocínio da Petrobras, se consolidou como uma das principais ações de estímulo à produção teatral do país. O nome do programa é uma homenagem à atriz Myriam Muniz (1931-2004), que fez parte da geração inovadora do Teatro de Arena. Reconhecida por interpretações marcantes no teatro e no cinema, Myriam dedicou os últimos anos de sua carreira à formação de novos talentos.
BOLSA FUNARTE DE ESTÍMULO À DRAMATURGIA:
A bolsa cria condições materiais para que escritores possam se dedicar integralmente à criação de uma peça inédita. Qualquer pessoa pode preparar um projeto e concorrer ao prêmio, independente de formação profissional em artes cênicas ou literatura.
Entre os critérios de seleção estão: originalidade e potencial dramatúrgico da idéia apresentada e domínio da escrita do autor. Os projetos inscritos não sofrem quaisquer restrições quanto à temática abordada. Ao investir nesta iniciativa, a Funarte pretende estimular a produção de textos teatrais e o surgimento de novos dramaturgos no Brasil.
PRÊMIO LUSO-BRASILEIRO DE DRAMATURGIA:
Promovido pela Funarte e pelo Instituto Camões, de Portugal, o Prêmio Antônio José da Silva incentiva a produção de textos teatrais e o aparecimento de novos escritores de língua portuguesa, além de reforçar os laços culturais entre Brasil e Portugal. Podem concorrer ao Prêmio textos originais de todos os gêneros e para todos os públicos, escritos por brasileiros ou portugueses. O vencedor tem sua peça editada em livro e encenada nos dois países. Recebe ainda uma recompensa financeira.
O nome do programa é uma homenagem ao dramaturgo Antônio José da Silva, nascido no Rio de Janeiro em 1705. Embora tenha sido um dos autores mais encenados na Portugal do século 18, foi perseguido e preso pela Inquisição, por sua origem judaica. Escritor prolífico, produziu sátiras com críticas à sociedade portuguesa, que ficaram conhecidas por seus contemporâneos como “a obra do Judeu”. Foi estrangulado e queimado num auto-de-fé em Lisboa, em outubro de 1739.
PRÊMIO FUNARTE ARTES CÊNICAS NA RUA
Em 2009 a Funarte lançou a primeira edição do Prêmio Funarte Artes Cênicas na Rua com o objetivo de “apoiar grupos, companhias ou artistas viabilizando a realização de projetos de montagem ou circulação de espetáculos, performances cênicas ou intervenções, que busquem, nas apresentações de rua, um novo significado para o espaço público, assim como o registro e memória de suas atividades”. Foram estabelecidas as seguintes diretrizes gerais de avaliação para a Comissão de Seleção: excelência artística do projeto; qualificação dos profissionais envolvidos; diversidade da produção das artes cênicas no país; viabilidade prática do projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário